REGULAMENTO

Organização:
- O CPA 2017 - Concurso Paranaense de Aquapaisagismo é uma realização da Aqualon.
Objetivo do concurso:
- O concurso tem como objetivo aprimorar o aquapaisagismo, incentivar o desenvolvimento do aquarismo no Estado do Paraná e principalmente estreitar os laços de amizade entre os participantes.
Categorias:
- O Concurso terá apenas uma categoria absoluta, ou seja, não haverá separação dos aquários em categorias por tamanho; assim, todos os aquários estarão competindo entre si.

Inscrições:
- As inscrições encerram-se às 23h59, horário de Brasília, do dia 22 de outubro de 2017, impreterivelmente. A inscrição será exclusivamente através do preenchimento completo do formulário e envio das fotos por meio virtual, através do endereço cpa.aqualon.com.br
- Após a inscrição o participante receberá um comunicado da efetivação da mesma. Caso não o receba, deverá entrar em contato com a Organização do evento para verificar possíveis pendências ou necessidade de repetir a inscrição, antes do encerramento do prazo para inscrições.
- Cada participante poderá inscrever no máximo 1 (um) aquário de sua autoria.
- Montagens que participaram do concurso anterior também poderão concorrer no atual, desde que estejam mantendo o mesmo layout, que as fotos sejam atuais e essa opção seja comunicada no ato da inscrição. Caso não sejam observados esses requisitos, o trabalho poderá ser desclassificado.
- Não serão aceitos aquários de terceiros. Lembrando que "aquários de terceiros" se refere à montagem. Caso o participante tenha montado o aquário de outra pessoa, os créditos são de quem montou e não do dono do aquário.
- Aquários inscritos em desconformidade com este regulamento poderão ser desclassificados a qualquer momento, até mesmo após a divulgação do resultado do concurso.
- Não serão aceitos aquários marinhos.
- Para a efetivação da inscrição, além do preenchimento do formulário virtual, será necessário o envio de 3 fotos, sendo uma foto frontal de toda a extensão do aquário e outras duas angulares, esquerda e direita, obrigatórias, sob pena de dedução na pontuação por não haver possibilidade de um justo julgamento. Somente a foto frontal irá para os juízes e essa deve ser tirada com a melhor qualidade permitida. As demais serão reservadas para possíveis dúvidas sobre a montagem.

Público alvo:
- O concurso é aberto somente aos aquaristas que possuam residência fixa dentro do Estado do Paraná.
Imagens:
- Envie fotos de no máximo 5 megapixels (2560 x 1920 pixels) e no mínimo 2 megapixels (1600 x 1200). Fotos com qualidade abaixo ou acima dos limites mínimo ou máximo requeridos poderão ser excluídas do concurso. A foto frontal deverá mostrar as 4 bordas do aquário, ou seja, não é permitido crop (corte) que elimine as bordas laterais, superior e inferior. Apenas imagens no formato JPEG serão aceitas (dados RAW não podem ser aceitos).

- Serão aceitas pequenas correções de contraste, brilho, nitidez e correção de exposição, assim como cortes. É terminantemente proibida a inclusão e/ou remoção de elementos sob a pena de desclassificação.

- É exigida uma foto frontal do aquário e outras duas angulares, esquerda e direita.
- Antes do envio, a foto principal deverá ser renomeada com o nome do participante. Nas fotos angulares basta manter o nome da foto e acrescentar esquerda ou direita. Exemplo: Rony Suzuki direita.
Uso das Imagens:
- Ao se inscrever, o participante automaticamente estará autorizando o uso das fotos para a divulgação do Concurso Aqualon, seja na mídia digital, impressa ou televisiva.

Critérios de Julgamento:
- Só será julgada a parte submersa da montagem e desprezada qualquer parte acima da lâmina de água. Exemplo: Caso a montagem seja um paludário, só será considerada a parte submersa.
- O julgamento consistirá na análise de seis critérios, pré-estabelecidos, pelos juízes participantes que darão notas que poderão variar de zero, mínima, até a máxima especificada para cada item.
- Será considerado ganhador aquele que obtiver a maior nota, através da somatória das notas dos juízes, após o descarte da maior e menor notas obtidas. Em caso de empate, o vencedor será aquele que obtiver a maior nota no critério "A", Impacto Visual. Persistindo o empate, será vencedor quem obtiver a maior nota na somatória de pontos dos critérios A+B e assim sucessivamente.
- Abaixo, seguem alguns exemplos de quesitos que compõem cada critério. É importante salientar que não são apenas os únicos quesitos que serão analisados pelos juízes e possuem apenas valor demonstrativo.

A) Impacto Visual: 10 pontos
- A montagem impressiona pela beleza à primeira vista?
B) Paisagismo - arranjo correto das plantas, troncos e pedras: 10 pontos
- As plantas usadas estão de acordo com o tamanho do aquário?
- Os troncos ou rochas estão bem posicionados?
- Há sentido de profundidade na montagem?
- As plantas estão bem distribuídas de acordo com o formato das folhas e cores?
- O layout pode ser mantido por um longo período somente através de podas?
- Há plantas que não toleram submersão contínua?
C) Criatividade e Originalidade da montagem: 10 pontos
- O aquarista conseguiu inovar criando um novo “estilo” de forma harmoniosa?
D) Saúde do aquário: 10 pontos
- As plantas aparentam estar com boa saúde?
- Os peixes estão saudáveis?
- Há algas visíveis?
- A água está cristalina?
- Há nata na superfície?
E) Escolha da fauna: 5 pontos
- Os peixes são compatíveis com o tamanho do aquário?
- Os peixes vivem em harmonia entre si?
- Os peixes não prejudicam as plantas, seja comendo ou as arrancando?
- A ausência ou o excesso de peixes prejudicou a montagem?
F) Momento da foto: 5 pontos
- Os peixes estão em posição harmoniosa em conjunto com as plantas?
- Há equipamentos à vista, prejudicando o layout no momento da foto?

Premiação:
Os prêmios oferecidos pelos patrocinadores do CPA serão divididos entre os melhores colocados, segundo critérios da organização do evento.

Caso seja possível, a organização poderá realizar sorteio de um prêmio surpresa entre todos os participantes que não foram ranqueados entre os 10 primeiros.

Os 5 primeiros colocados poderão receber troféus.

- A divulgação do resultado do Concurso e a entrega da premiação serão no dia do Encontro de Aquaristas em Londrina, em 26 de novembro de 2017.
- Caso o competidor contemplado resida fora da cidade de Londrina e não possa participar do encontro, arcará antecipadamente com as despesas referentes ao valor de envio da premiação até sua residência. A organização deste concurso não se responsabilizará pelo envio das mesmas. O prazo para a retirada da premiação será de 60 dias a partir da divulgação do resultado. Caso o premiado não entre em contato para a confirmação de envio até o final do prazo, perderá o direito à premiação.

Nota final:
- Como esse concurso tem como grande objetivo o progresso do aquapaisagismo e - por que não? - do aquarismo nacional, contamos com a ética de cada pessoa envolvida neste concurso, sejam elas competidores, juízes, patrocinadores e organizadores. Só assim poderemos acreditar realmente que o Aquarismo no Brasil tem futuro!